Vícios e Virtudes

Bate-papo sobre Vícios e Virtudes

Live ocorrida em 11/05/2020 – Bate-papo gravado ao vivo por Eric Tavares com Cosme Massi no Youtube.

Eric Tavares do Canal “Espiritismo em Kardec” e o Profº Cosme Massi do IDEAK, Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec, de Curitiba/PR, tiveram uma conversa online sobre Vícios e Virtudes, respondendo à perguntas de participantes da Live que tratou de Ética, Moral, Leis Naturais e qual é a Verdadeira Felicidade.

Clique aqui para assistir o bate-papo diretamente no Youtube.

No bate-papo, Cosme Massi discorreu sobre ética e moral, relacionando-as à ação humana. Tratou dos direitos e deveres e relacionou-os à ética sobre como homem DEVE agir, que é uma ação que independe do outro. Identificou também elementos fundamentais que estão por trás dessas ações. “Uma ação é um ato moral, determinado a partir da natureza moral dos homens e diz respeito ao caráter do indivíduo”. E disse que é aí que surgem as “Éticas das Virtudes” que procuram explicar a conduta moral do indivíduo a partir das qualidades boas que ele apresenta (virtudes). Mas o homem também pode agir através de normas, regras e leis morais, que são as “Éticas do Dever ou Deontológicas”. Aqui o indivíduo vai se comportar através de normas que estão acima do seu caráter.

O indivíduo também poderia agir de acordo com as consequências que sua ação pode tomar. Pautar a sua ação moral a partir das consequências que sua ação poderiam produzir na sua vida e na sociedade. Essa seria a “Ética Consequencialista ou Utilitarista”.

Temos então 3 concepções que tentam justificar de forma diferente o que seja uma boa conduta Ética e Moral. Uma pelo caráter, já que na “Éticas das Virtudes” o indivíduo deve agir pela conduta moral conforme as suas virtudes, outra pela “Ética Deontológica” onde o indivíduo deve agir seguindo regras e leis morais, e também pela “Ética Consequencialista ou Ética Utilitarista” em que o indivíduo deve olhar as consequências de sua ação e deve escolher como ação aquelas que produzem a maior felicidade possível para um maior número de pessoas.

Kardec, em “O Livro dos Espíritos” produziu uma visão de Moral a partir de Leis Naturais, se aproximando muito de uma “Ética Deontológica ou do Dever”. Mas Kardec demonstra que não basta que o homem cumpra as leis morais pura e simplesmente, e sim cumpri-las por puro desinteresse. E é por isso que a proposta da Lei Natural de Kardec tem também relação com a “Éticas das Virtudes”, já que a conduta desinteressada é uma conduta virtuosa. Se, consequentemente, o indivíduo acaba gerando felicidade para muitas pessoas através da sua conduta desinteressada baseada nas leis morais, não deixa de ser então também uma “Ética Utilitarista”.

Uma conversa profunda, com este e tantos outros temas que valem a pena ser assistidos e entendidos em épocas de pandemias e de tantas outras dúvidas da sociedade.

Sobre o livro As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE

O novo livro de Cosme Massi tem por objetivo principal o de mostrar as relações entre as leis naturais e o conceito de verdadeira felicidade que será proposto a partir da obra fundamental do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.

Eric Tavares do Canal Espiritismo em Kardec e Cosme Massi conversaram sobre Virtudes e Vícios, Moral e Ética, Leis Naturais e a Verdadeira Felicidade.

São discussões acerca dos conceitos de virtudes e das ações morais, onde não se pode passar inerte às grandes questões espíritas. Do texto não pode sair impune o homem de bem que há em potencial em cada um de nós. O autor nos oportuniza um terrível mas necessário empurrão ao mundo das realizações. 

Clique aqui para comprar o livro “As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE”

Um agradecimento ao Eric Tavares pelo convite de participarmos deste Bate-Papo sobre “Vícios e Virtudes” realizado no dia 11/05/2020.

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projetoIDEAK – KARDECPEDIA – KARDECPlay – KARDECBooks