A morte traz a paz?

*Resposta de Cosme Massi na live “A Paz de Jesus a Kardec”.

Bate-papo no 24ª SEMESP (Semana Espírita de Ponta Negra) — Centro Espírita Irmãos do Caminho — CEIC, Natal, Rio Grande do Norte, em 29 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro


Não necessariamente, porque o que causa a paz é a consciência tranquila, independentemente de qual seja seu estado, de desencarnada ou encarnada.

O que traz a paz é o sentimento de dever cumprido perante a lei de Deus, e não a morte. O indivíduo que descumpriu a lei de Deus, a lei de amor e caridade, enquanto encarnado, continuará sendo como Espírito aquilo que ele viveu como homem, ou seja, vai morrer e continuar no mundo espiritual como um infrator da lei, sem paz, como viveu na Terra.

Porque o que determina a paz é exatamente como vivemos durante a encarnação: se a aproveitamos e construímos diariamente bons valores morais, teremos conquistado a paz, e a levaremos conosco para o futuro.

Assim, a morte não se relaciona com a paz de forma alguma; ela, a morte, não torna ninguém melhor ou pior do que era quando vivo, já que somente o corpo morre, e todas as paixões, vícios e virtudes estão na alma que sobrevive, e não no cérebro ou outra parte do corpo morto.

Não nos preocupemos com a morte, vivamos hoje a conquista dessa paz, fazendo do cumprimento das leis divinas a nossa meta de vida.

Tendo a consciência tranquila — e, repito, é isso que dá a paz —, chegaremos no mundo espiritual e não teremos vergonha de ninguém, como diz Santo Agostinho na questão 919 de O Livro dos Espíritos: “Se Deus me chamasse agora, teria vergonha de alguém?” No mundo espiritual não se consegue esconder, não se pode fugir de olhares condenatórios daqueles que ofendemos e prejudicamos. E aí “abaixaremos o olhar” quando os encontrarmos. Quando temos vergonha? Quando não cumprimos a lei de Deus.

Então quem quer a paz após a morte deve conquistá-la agora, em um esforço perseverante e contínuo para a sua transformação moral! Caso contrário, irá mais uma vez se desiludir ao morrer e não encontrará a paz, descobrindo logo algo muito simples: a paz está dentro de cada um, está na alma, onde quer que essa alma esteja. (Continue seu estudo sobre o estado do Espírito após a morte segundo o Espiritismo no vídeo “A vida futura” no canal Cosme Massi.)


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks