Qual a origem do mal?

A origem do mal está nos instintos ou nas paixões?

Resposta de Cosme Massi* na live “O BEM E O MAL — Explicações segundo a obra A Gênese”, transmitida ao vivo em 06 de dezembro de 2020 pela Christian Spiritist Community of Atlanta.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Na verdade, a origem do mal está no livre arbítrio humano; ao conviver no mundo corporal o homem se entregou a certas paixões que deveriam ser usadas apenas como instrumentos de trabalho, instrumentos para sua sobrevivência. Mas ele se apegou à matéria, deixou que as paixões o controlassem, e, então passou a prejudicar os outros para ter mais benefícios, para ter mais para si. Tornou-se egoísta. No momento de escolha entre a vida espiritual e a vida material, ele escolheu errado, escolheu a matéria e herdou todas as consequências dessa escolha.

Então a origem do mal moral está no homem, no indivíduo e na sua escolha, por não viver de acordo com a lei de Deus, por não utilizar a inteligência e a capacidade que Deus lhe deu de saber a diferença entre bem e mal, que são faculdades essenciais no momento da escolha.

Assim, o mal moral é fruto exclusivo do livre arbítrio humano, é criação nossa: nós o criamos! Tanto é assim que existem Espíritos que seguiram em linha reta, que desde o começo só seguiram o caminho do bem moral, que nunca entraram no caminho do mal moral, como nos explicam os Espíritos superiores.

O mal moral não é necessário, não é obrigatório, nós o criamos ao negarmos a lei divina ao fazermos nossas escolhas. Um exemplo disso é este: alguns Espíritos não fizeram a escolha do mal moral e seguiram para o caminho do bem desde a origem, atingindo o estado de Espírito bom. Eles chegaram a esse estado sem precisar passar pelo mal, ou seja, o mal moral não é uma necessidade, ele ocorre como escolha do livre arbítrio humano.

Por que Deus não evitou o surgimento do mal criado pelo homem? Para que isso acontecesse, seria preciso que Deus criasse já perfeitos os Espíritos , sem necessidade de evolução, sem o livre arbítrio, sem a possibilidade de escolher.

Mas se Deus fizesse isso desde a criação, criando todos moralmente perfeitos, não haveria diferenças entre os Espíritos criados, não haveria individualidade, todos seriam iguais.

Desta forma, Deus, em sua sabedoria, quis que nós mesmos criássemos o nosso mundo moral, que nós fôssemos os responsáveis pelo nosso progresso moral, para que nós pudéssemos cada um desempenhar o seu papel na criação, que todos participássemos dos desígnios da Providência.

Não faria o menor sentido Deus criar os Espíritos já perfeitos do ponto de vista moral, pois seriam todos iguais, sem liberdade de escolha; não haveria livre arbítrio, e eles não construiriam a própria vida. Todos seriam como máquinas, obedecendo sem liberdade de escolha.

Então Deus, na sua sabedoria, nos fez aptos para escolher entre o bem e o mal, e nos concedeu, desde o começo, a possibilidade fazer a escolha pelo bem, como muitos Espíritos fizeram e seguiram em linha reta.

Assim, o mal moral é sempre escolha do homem, sempre criação do Espírito, e não é algo necessário na natureza ou no processo evolutivo do Espírito.

Estude outros problemas morais com Cosme Massi no KARDEC Play!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks