Qual a função dos anjos guardiães?

Explicação de *Cosme Massi no vídeo “Anjos guardiães”, da série “Aprendendo com Kardec”, em seu canal do YouTube.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, nos apresenta os anjos guardiães, também chamados Espíritos protetores. São Espíritos elevados, incumbidos por Deus da missão de nos proteger ao longo da nossa existência, para que possamos progredir com o seu auxílio, com a sua orientação. Na mesma obra, no item 491, Allan Kardec pergunta sobre o papel dos anjos guardiães em nossa existência. Vejamos o que nos dizem os Espíritos:


 O Livro dos Espíritos > Parte segunda — Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos > Capítulo IX — Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal > Anjos guardiães. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos. > 491

491. Qual a missão do Espírito protetor?

“A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, encorajá-lo nas provas da vida.”


A missão do Espírito protetor é “a de um pai com relação aos filhos”. É preciso entender a profundidade dessa metáfora tão importante usada pelos Espíritos: a missão do anjo guardião é a de um pai em relação aos filhos.

O anjo da guarda, ou nosso Espírito protetor, desempenha esse papel de nos acompanhar ao longo do nosso processo educativo, desempenhando um papel similar ao de um pai, que educa, que ampara e que esclarece.

E prosseguem os Espíritos:

“. . .a de guiar o seu protegido pela senda do bem”. — Certamente o anjo guardião exerce uma missão das mais importantes para um Espírito imperfeito: nos guiar no caminho do bem! Essa informação é muito relevante, porque esclarece que a ele compete nos guiar no caminho do bem, e não no caminho que escolhermos! É certo que podemos escolher o caminho do bem ou do mal, temos o livre arbítrio, mas a sua missão é influenciar nossas escolhas, orientando-as a fim de nos conduzirem pelo caminho do bem.

“. . .auxiliá-lo com seus conselhos”. — Vinte e quatro horas por dia os anjos guardiães, nossos Espíritos protetores, estão à nossa disposição. Por meio da prece, da oração, da sintonia, podemos entrar em contato com eles a fim de ouvirmos os seus conselhos, as suas orientações. É a missão deles, que lhes foi confiada por Deus.

“. . .consolá-lo nas suas aflições, encorajá-lo nas provas da vida”. — O consolo que nos apresenta diante das aflições do caminho, estimulando a nossa coragem, a nossa resignação, a nossa confiança em Deus, é essencial para que possamos avançar com eles no caminho reto e seguro que nos conduzirá ao estado de felicidade, ao estado de Espírito puro.

Diz Allan Kardec em, “O Livro dos Espíritos”, que esta atribuição de nossos anjos de guarda é uma atribuição que lhes foi conferida por Deus, e eles jamais deixam de atendê-la. Não importa onde estivermos, nós podemos contar com a assistência de nosso anjo guardião, o nosso Espírito protetor, nos esclarecendo, nos fortalecendo, e nos conduzindo no caminho do bem. Saibamos orar a eles, pedindo a sua assistência para que as nossas decisões sejam as melhores possíveis.

*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks