Por que passamos por tantas aflições neste mundo?

Como conciliar nossas aflições com o desejo de paz?

*Resposta de Cosme Massi na liveA Paz de Jesus a Kardec — bate-papo no 24ª SEMESP” (Semana Espírita de Ponta Negra) proporcionada pelo Centro Espírita Irmãos do Caminho (CEIC), de Natal, Rio Grande do Norte, a 29 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, no capítulo “Bem-Aventurados os Aflitos”, Kardec explica que as aflições que nós vivemos em um mundo de provas e expiações são experiências fundamentais para a transformação do ser humano.

Pois é neste planeta, no cadinho da dor e do sofrimento, que o homem aprende a amar o outro, a respeitar o outro, a perceber que a dor que sentimos também é sentida pelo outro; que os conflitos que vivemos o outro também vive, que cada um de nós está vivendo essas experiências doloridas porque insistimos em manter os sentimentos ruins. Insistimos em manter o ciúme, a inveja, o egoísmo, o orgulho, a mágoa, sentimentos que geram dores e sofrimentos muito maiores que os próprios sofrimentos naturais.

Então, apesar dos sofrimentos decorrentes de doenças desde tenra idade, do nascimento em situações de pobreza, dos laços familiares frágeis, e todas as outras condições naturais que tornam sofrida a vida, uma análise profunda de nossas vidas mostrará que as maiores aflições não são aquelas decorrentes da natureza ou do próprio corpo. As maiores aflições que vivemos são as aflições morais, decorrentes do ciúme, da inveja, da agressividade, da violência, da traição.

Assim, as condutas morais equivocadas são as principais causas das aflições humanas. Quero dizer que as maiores causas de nossos sofrimentos são as paixões descontroladas. Se não tivéssemos agressividade e violência entre os homens, que sociedade fantástica nós teríamos!

Vamos fazer uma reflexão muito simples: imaginem o que seria a sociedade humana se os homens tivessem praticado dois dos dez mandamentos que Moisés nos propôs há mais de quatro mil anos. Apenas dois: não matar, ou seja, não agredir o outro, e não roubar. Imaginem uma sociedade onde apenas esses dois simples mandamentos estivessem sendo cumpridos por todos. A humanidade não teria guerras, nem bandidos, nem prisões; não se viveria trancado dentro de casa, com medo; todas as pessoas conviveriam pacificamente, embora tivessem ainda suas dores físicas, a despeito de ainda existirem doenças, dificuldades financeiras, problemas materiais de vários tipos.

Com apenas esses dois preceitos sendo obedecidos, teríamos uma sociedade mais alegre, com uma harmonia extraordinária, com muito mais paz entre as pessoas.

Sim, as aflições humanas são mais decorrentes dos nossos defeitos morais, do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso ciúme do que das dificuldades naturais de um mundo de provas e expiações. Só conseguiremos a nossa paz interna quando nos livrarmos das causas morais das nossas aflições.

— Estude mais sobre as aflições humanas e a verdadeira felicidade com os livros de Cosme Massi.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não oferece equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks