OS BONS ESPÍRITAS – Parte 5

O que devemos entender por “esforço para nos tornarmos homens de bem”?

Resposta de Cosme Massi* na live “Os bons espíritas”, transmitida ao vivo em 22.08.21 no XIX MÊS ESPÍRITA do 41º CEU.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


No início há necessidade de disciplina, é preciso usar da disciplina para sair de uma zona de conforto. O que é a disciplina? É essa capacidade de dizer para si mesmo: “Eu vou fazer, mesmo a contragosto!”

Então no começo é assim, por disciplina a pessoa vai fazendo esforço, mesmo a contragosto.

Mas qual é o nosso gosto? É nos entregarmos aos velhos vícios como o ciúme, nos entregarmos ao orgulho, nos entregarmos à inveja, à vaidade, ao ódio, porque tudo isso nos causa determinado prazer, certa satisfação! Ainda nos comprazemos com o mal!

No entanto, como consequência de termos tido uma compreensão da necessidade de sermos bons, resolvemos combater os vícios pela disciplina, já que sem isso cedemos facilmente a eles. No começo combateremos mais por disciplina do que por satisfação, porque o combate ainda não se tornou algo natural. Mas ao fazer isso insistentemente, com persistência e com vontade, pouco a pouco o esforço se torna algo natural.

Mas a necessidade de esforço é permanente! Ele, que foi inicialmente provocado por uma vontade forte que nasceu da compreensão da necessidade de mudar, embora a contragosto, vai se tornando mais natural e tão permanente que a cada vez que se erra isso incomoda mais, e cada vez mais rapidamente a pessoa se esforça para se corrigir.

Assim, cada vez que a pessoa se pega com ciúme, isso a incomoda e ela quer corrigir, se se pega invejoso isso a incomoda e ela quer imediatamente corrigir, e então esse esforço vai se tornando uma realidade permanente no indivíduo!

Dessa forma começou contra o próprio gosto, pelo uso apenas de uma vontade dirigida pela razão esclarecida, já que o conhecimento acabou lhe chamando a atenção, e a pessoa entendeu: “Preciso tomar vergonha na cara e mudar! Só depende de mim!”

À medida em que vamos nos esforçando para vencer um ciúme, uma inveja, uma mágoa, sem que se perceba, isso se torna de fato o nosso compromisso constante e permanente.

No começo o esforço é mesmo a contragosto, preferimos deixar como está, que dá menos trabalho. Mas se persistirmos, depois de um tempo ele se torna um fato, se torna natural, não exigindo mais tanta aplicação da vontade; torna-se permanente, constante, rotineiro, e a pessoa vai fazendo no dia a dia, até que elimine todos os seus vícios.

— No KardecPlay você pode estudar este e outros temas com Cosme Massi!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks