OS BONS ESPÍRITAS – Parte 4

O que é a maturidade do senso moral?

*Resposta de Cosme Massi na live “Os bons espíritas”, transmitida ao vivo em 22.08.21 no XIX MÊS ESPÍRITA do 41º CEU.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Kardec, na própria mensagem, explica que a maturidade do senso moral é resultado do desenvolvimento moral que ocorreu em existências anteriores, em que o indivíduo foi tocado pela moral, foi tocado pelo sentimento daquilo que é o certo, daquilo que é o bem.

Primeiro ele aprendeu o que é certo e errado, o que é o bem e o que é o mal, mantendo esse conhecimento em sua consciência durante muitas existências, desenvolvendo-se moralmente.

E então ele foi tocado por esse conhecimento, por essa moral, e por isso ele se incomoda com seus erros, se incomoda quando viola essa moral que conhece.

De maneira diferente, há aquele que não se incomoda com o bem e com o mal, aquele que acha bonito o conhecimento, acha as normas morais bonitas, mas pensando que não diz respeito a ele. Ele não se sente incomodado por sentir ciúme, inveja, orgulho, vaidade, egoísmo, nada disso o incomoda. Esse não foi tocado em vidas anteriores para essa capacidade de sentir em si as imperfeições morais que traz, de maneira a se sentir incomodado com elas — não, ele não se incomoda! Ele não tem a sensibilidade desenvolvida a ponto de se sentir incomodado.

Por isso Kardec utilizou muito bem a expressão “senso moral desenvolvido” para aquele que sente o que é o correto, o que é o certo, e se incomoda quando ele não o pratica. Esse indivíduo tem o conhecimento do bem que conquistou em diversas existências anteriores, e esse conhecimento lhe tocou de tal maneira que ele se incomoda quando ele erra, quando é frágil, quando não se modifica.

Então é esse desenvolvimento do senso moral que é fundamental para o desenvolvimento da virtude.

Tem pessoas que estudam, conhecem a moral, fazem discursos, mas continuam sendo o que são: se são egoístas, continuam, não se incomodam com como são. Ou seja, o senso moral ainda precisa ter mais desenvolvimento e ter um amadurecimento maior para se sentirem incomodadas com as próprias imperfeições, para se sentirem incomodadas ao violarem as leis de Deus.

— Estude as obras de Allan Kardec com Cosme Massi!

No KardecPlay você pode estudar este e outros temas com Cosme Massi!

*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks