O que é o controle universal da doutrina espírita?

Resposta de *Cosme Massi na live Estamos no momento de revisar a doutrina espírita?, no 17.o CEU, pelo CEERJ, transmitido ao vivo em 04 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


A questão sobre o controle universal tem sido às vezes mal compreendida. No nosso livro “Os Espíritos e os Homens”, escrevemos sobre essa temática para mostrar como Kardec colocou esse princípio do controle universal, que às vezes é mal interpretado.

Kardec coloca o princípio do controle universal a partir de duas etapas ou dois passos: o primeiro é o da chamada análise de coerência, análise de coerência de qualquer informação nova que surja, de qualquer novo conhecimento que seja proposto, venha pelos homens, venha pelos Espíritos: Analisar comparando com aquilo que está bem fundamentado, seja com as ciências do mundo, se a proposta de conhecimento diz respeito a alguma área do Espiritismo que tivesse alguma intersecção com a ciência, seja sobre o próprio Espiritismo.

Então, para aplicar o controle universal, primeiro precisamos fazer a análise de tudo aquilo que seja dito pelos Espíritos! Qualquer comunicação, qualquer mensagem tem que ser comparada com aquilo que está bem fundamentado, ela não pode entrar em choque, ela não pode entrar em contradição com os princípios que estão bem fundamentados, seja na experiência, seja nos argumentos que Kardec apresenta nas obras fundamentais.

Assim, a primeira etapa é o exame comparativo de uma proposta nova com aquilo que já está bem sedimentado, recusando aquilo que contraria a lógica, que gera contradição com os princípios que estão muito bem sedimentados na teoria e na experiência.

Desta forma, esse é o primeiro critério a ser utilizado: tudo que vier dos Espíritos tem que passar pelo crivo das análises, sem exceção. A análise é comparativa com aquilo que está bem estabelecido. Esse é o critério que a gente tem que aplicar sempre, e não podemos abrir mão dele. Por isso Kardec coloca como primeiro critério, aplicar essa análise racional sempre, qualquer que seja a comunicação.

O segundo critério, a segunda etapa do controle universal, como eu explico no meu livro e Kardec deixa claro em “O Evangelho segundo o Espiritismo, não é um critério que nós podemos aplicar! Aí é que está a confusão: as pessoas leem sobre o controle universal e acham que o segundo critério é algo que a gente possa fazer: Não!!!! O segundo critério é da iniciativa dos Espíritos!

Ou seja, Kardec deixa claro: qual é o segundo critério? Quando os Espíritos julgam que um novo princípio, uma nova ideia precisa ser incorporada, eles espontaneamente, por diversos médiuns que não se conhecem, acabam transmitindo este novo princípio em diversos lugares ao mesmo tempo.

Então vejam, é um trabalho dos Espíritos; não é a gente provocar comunicação, como às vezes tem algumas pessoas interpretam; o controle universal não é você ficar evocando os Espíritos para confirmarem o pensamento que alguns Espíritos tenham dado. Não é esse o controle universal. Não é fazer evocações para confirmar ou não aquilo, são comunicações espontâneas. O texto é literal, a palavra espontânea não sou eu que estou inventando, basta você ler o texto de “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quando ele define o segundo critério, ele diz sobre as comunicações espontâneas, por médiuns diferentes em lugares diferentes.

Assim, se os Espíritos julgarem que uma ideia nova tem que surgir, quando julgarem e se julgarem, vai competir a eles, a gente não tem o mínimo controle de se isso vai acontecer. Então qual a parte que nos cabe: é fazer a análise de tudo que venha. Seja espontaneamente, seja por evocação, tudo que vier dos Espíritos eu tenho que submeter à análise racional, comparando com aquilo que já está bem fundamentado. Então, aí está o princípio do controle universal! É um controle simples, lógico, muito bem formulado, uma parte que cabe a nós, encarnados, ao recebermos informações e as analisarmos, e uma outra parte que só sabem Deus e os Espíritos, se vai ou não acontecer, e quando vai acontecer! No tempo de Kardec esse segundo critério aconteceu várias vezes, quando um princípio novo precisava ser apresentado se comunicavam e faziam com que esse princípio novo surgisse por vários médiuns em vários locais diferentes. Então, no século XIX esse segundo critério aconteceu. Mas, se ele vai voltar a acontecer, e quando, como não é um critério que dependa dos homens, já que não é por evocação, é por comunicação espontânea, nós temos que aguardar os Espíritos se um novo princípio deverá ou não ser acrescentado à doutrina. Até lá, a gente deve apenas fazer uso do primeiro critério, que é analisar tudo que for apresentado pelos Espíritos.

— No KardecPlay você pode estudar este e outros temas com Cosme Massi!

*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks