O aborto em casos de abuso

Como o Espiritismo vê o aborto em casos de abuso?

*Resposta de Cosme Massi na live “A verdadeira propriedade para o Espiritismo”, proporcionada como palestra pelo Centro Espírita Caminheiros do Bem de Auriflama (SP), transmitida e registrada pela RAETV — Rede Amigo Espírita TV.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


O Espiritismo nos ensina que a única situação em que podemos praticar o aborto é no exercício da legítima defesa.

Podemos, para preservar a própria vida, e se assim for absolutamente necessário, ter o direito de praticar o aborto. Por quê? Porque temos o direito à legítima defesa. Se aquela criança que está sendo gerada puder de fato causar a morte da mãe, pelo direito de legítima defesa a mãe poderá abortá-la, para se proteger.

Essa é a única situação em que o Espiritismo admite o aborto. Nas outras situações cabe à consciência da mãe julgar, considerando que ela não é dona absoluta do próprio corpo, e que aquela criança não teve culpa pela ação do responsável pelo estupro; então cabe a ela refletir sobre isso, pensar com amor e caridade, pensar na importância de amar um filho, não importa como ele tenha sido gerado. O que importa é que ali está um Espírito que está encarnando, um Espírito que vai ter a oportunidade de resgatar os seus erros, de aprender, de avançar.

Então, permitindo a gestação, ela dará a esse Espírito a oportunidade de exercer atividades na sociedade, e se Deus permitiu que ele se ligasse ao corpo, é porque ele precisa dessa encarnação. Então é o momento de refletir com amor, de refletir com caridade, não pensar apenas na agressão moral que recebeu no estupro. O agressor é responsável por essa violência moral e ele vai responder perante as leis de Deus por essa ação equivocada; Deus exercerá justiça.

Assim, à mulher cabe, nessa hora, pensar com amor, refletir com caridade, entender que a criança não tem culpa do erro moral cometido por uma terceira pessoa. Nessas situações, cabe-lhe refletir com muito amor, preocupando-se mais com a criança, em lhe dar a oportunidade de nascer, aprender, e crescer, mais do que preocupando-se consigo mesma; refletir com amor e caridade, tranquilizar seus sentimentos e colocar a vida da criança acima do próprio interesse, dando a ela a oportunidade de viver e de progredir.

Estude outros problemas morais com Cosme Massi no KARDEC Play!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks