mediunidade

Bate-papo sobre Mediunidade: teoria e prática

Live ocorrida em 04/05/2020 – Bate-papo ao vivo realizado por Tatto Savi com Cosme Massi no Youtube.

O amigo Tatto Savi de Bauru/SP e o Professor Cosme Massi de Curitiba/PR tiveram uma conversa online animada e profunda acerca da teoria e da prática mediúnica.

O bate-papo discorreu sobre temas iniciais da Mediunidade, bem como sobre a importância do Médium estudar e dominar a obra ”O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec. Também tivemos diversas perguntas e comentários acerca da relevância da evocação do Anjo de Guarda do médium nas sessões mediúnicas.

O domínio da ciência da mediunidade previne comunicações vulgares, sem profundidade, ou anímicas. E muitas outras questões. O estudo e a prática espírita é fundamental para a crença no Espiritismo.

Vale a pena conferir todo esse conteúdo!

Clique aqui para assistir a live diretamente no Youtube

Durante a live Cosme Massi comenta sobre o conceito de Mediunidade encontrado na obra “O Livro dos Espíritos” e principalmente na obra “O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec. No item 159 de “O Livro dos Médiuns” Kardec apresenta dois conceitos para a palavra “Médium”, primeiro um conceito genérico em que “todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium” e em seguida um conceito mais específico, tratando especificamente de médiuns que tenham aptidão especial para os fenômenos desta ou de outra ordem, conforme abaixo:

159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

No item 182 de “O Livro dos Médiuns” Kardec também aborda sobre o tema:

182. Todo aquele que, tanto no estado normal, como no de êxtase, recebe, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas ideias preconcebidas, pode ser incluído na categoria dos médiuns inspirados. Estes, como se vê, formam uma variedade da mediunidade intuitiva, com a diferença de que a intervenção de uma força oculta é aí muito menos sensível, por isso que, ao inspirado, ainda é mais difícil distinguir o pensamento próprio do que lhe é sugerido. A espontaneidade é o que, sobretudo, caracteriza o pensamento deste último gênero. A inspiração nos vem dos Espíritos que nos influenciam para o bem, ou para o mal, porém, procede, principalmente, dos que querem o nosso bem e cujos conselhos muito amiúde cometemos o erro de não seguir. Ela se aplica, em todas as circunstâncias da vida, às resoluções que devamos tomar. Sob esse aspecto, pode dizer-se que todos são médiuns, porquanto não há quem não tenha seus Espíritos protetores e familiares, a se esforçarem por sugerir aos protegidos salutares ideias.

Para estudar mais sobre Mediunidade – Teoria e prática, assista a live do dia 04/05/2020.

Sobre o livro As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE

O novo livro de Cosme Massi tem por objetivo principal o de mostrar as relações entre as leis naturais e o conceito de verdadeira felicidade que será proposto a partir da obra fundamental do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.

mediunidade

São discussões acerca dos conceitos de virtudes e das ações morais, onde não se pode passar inerte às grandes questões espíritas. Do texto não pode sair impune o homem de bem que há em potencial em cada um de nós. O autor nos oportuniza um terrível mas necessário empurrão ao mundo das realizações. 

Clique aqui para comprar o livro “As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE”

Um agradecimento ao Tatto Savi pelo convite de participarmos deste Bate-Papo “Mediunidade – Teoria e Prática” realizado no dia 04/05/2020.

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projetoIDEAK – KARDECPEDIA – KARDECPlay – KARDECBooks