médiuns - kardec news

Julho 2020 • Kardec News • O lançamento de “O Livro dos Médiuns” por Allan Kardec

Leitura Mensal

KARDECPEDIA | Revista Espírita 1861 > Janeiro > O Livro dos Médiuns

E então chegamos ao fim do mês de julho. Um mês atípico para a maioria de cada um de nós.

O KARDEC News deste mês chega em meio à pandemia do Coronavírus, algo jamais pensado em nossos tempos atuais. Sabemos que também Kardec, o nosso mestre lionês, por meio de espíritas da época, tomou conhecimento de uma epidemia ocorrida no auge do século XIX. O relato das lhas Maurícia lhe trouxe uma visão terrível deste algo ocorrido, mas relativamente esperançosa da epidemia, pois mesmo com os poucos recursos daquela época e com o grau de seriedade da peste, muitas pessoas sobreviveram, em especial uma grande quantidade de espíritas, com um final onde tudo acabou voltando à normalidade. Então, com o relato de Kardec, que pode ser acessado na KARDECPEDIA bastando para isso pesquisar o termo: “Epidemia na Ilha Maurícia”, fica também uma lição para nós: essa pandemia que enfrentamos vai passar.

KARDEC News de julho / 2020 traz um texto escrito por Kardec sobre o lançamento da obra: “O Livro dos Médiuns”, em 1861. Decidimos então trazer este texto para lembrar-nos do quão relevante foi e continuará sendo esta obra para o Espiritismo e para a humanidade. E foi inspirado na importância, tecnicidade e profundidade desta Obra é que decidimos lançar seu estudo, item a item, em videoaulas no KARDEC Play. E, como não temos a destreza em construir textos com novidades como Kardec o fez, utilizamos seus próprios termos para nos auxiliar no lançamento deste estudo do “Livro dos Médiuns”, um marco para mais este projeto do IDEAK. 

Boa leitura kardequiana para você! Esperamos que esse texto da Revista Espírita e que as aulas do KARDEC Play lhe tragam ainda mais sabedoria e felicidade.

Com carinho,
Equipe de Comunicação do IDEAK.

Baixe o PDF gratuito aqui!

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar o KARDEC News deste mês.

O KARDEC News de julho / 2020 traz um texto escrito por Kardec sobre o lançamento da obra: "O Livro dos Médiuns", em 1861. Confira.

“O Livro dos Médiuns”

Há muito tempo anunciada, mas com a publicação retardada por força de sua própria importância, esta obra aparecerá de 5 a 10 de janeiro, pelos Srs. Didier & Cie., livreiros editores, Quaides Augustins, 35[1]. Ela constitui o complemento do Livro dos Espíritos e encerra a parte experimental do Espiritismo, assim como este último contém a parte filosófica.

Nesse trabalho, fruto de longa experiência e de estudos laboriosos, procuramos esclarecer todas as questões que se ligam à prática das manifestações. De acordo com os Espíritos, ele contém a explicação teórica dos diversos fenômenos e das condições em que os mesmos se podem reproduzir. Mas a seção concernente ao desenvolvimento e ao exercício da mediunidade foi de nossa parte objeto de particular atenção.

O Espiritismo experimental é cercado de muito mais dificuldades do que geralmente se pensa, e os escolhos aí encontrados são numerosos. Eis o que ocasiona tantas decepções aos que dele se ocupam sem a experiência e os conhecimentos necessários. Nosso objetivo foi o de premunir contra esses escolhos, que nem sempre são desprovidos de inconvenientes para quem se aventure sem cautela por esse terreno novo. Não poderíamos esquecer esse ponto capital, e o tratamos com o cuidado equivalente à sua importância.

Os inconvenientes quase sempre se originam da leviandade com que é tratado um problema tão sério. Os Espíritos, sejam quais forem, são as almas dos que viveram. Em seu meio estaremos, infalivelmente, de um momento para outro. Todas as manifestações espíritas, inteligentes ou não, têm, assim, por objeto, pôr-nos em contato com essas mesmas almas. Se respeitamos os seus restos mortais, com mais forte razão devemos respeitar o ser inteligente que sobrevive, e que constitui a verdadeira individualidade. Transformar as manifestações em brincadeira é faltar com o respeito que talvez um dia reclamemos para nós próprios, e que jamais é violado impunemente.

O primeiro momento de curiosidade causada por esses estranhos fenômenos já passou; hoje, que se lhes conhece a fonte, evitemos profaná-la com brincadeiras indecorosas e esforcemo-nos por nela haurir o ensinamento adequado a nos assegurar a felicidade futura. O campo é muito vasto e o objetivo bastante importante para tomar toda a nossa atenção. Até hoje os nossos esforços foram dedicados a direcionar o Espiritismo para esse caminho sério. Se essa nova obra, tornando-o ainda melhor conhecido, puder contribuir para impedir que o desviem de seu objetivo providencial, estaremos amplamente recompensados por nossos cuidados e nossas vigílias.

Este trabalho, não temos dúvidas a respeito, provocará críticas da parte daqueles a quem desagrada a severidade dos princípios, bem como dos que, vendo as coisas de um outro ponto de vista, já nos acusam de querermos fazer escola no Espiritismo. Se é fazer escola procurar nesta ciência um fim útil e proveitoso para a Humanidade, teríamos o direito de nos sentirmos envaidecidos com a acusação. Mas uma tal escola não necessita de outro chefe além do bom-senso das massas e da sabedoria dos bons Espíritos que a criariam, independentemente de nós. Eis por que declinamos da honra de tê-la fundado, sentindo-nos, ao contrário, felizes por nos colocarmos sob a sua bandeira, aspirando apenas ao modesto título de divulgador. Se um nome for necessário, inscreveremos em seu frontispício: Escola do Espiritismo Moral e Filosófico, e para ela convidaremos todos quantos têm necessidade de esperanças e de consolações.

ALLAN KARDEC.


[1] Encontrada igualmente nos escritórios da Revue Spirite, Rua Sainte-Anne 59, travessa Sainte-Anne. Um volume grande in-18, de 500 páginas; Paris, 3,50 francos; pelo correio, 4,00 francos.

Estudar Kardec. Compreender Kardec. Viver Kardec. Porque viver Kardec é viver Jesus na sua mais completa pureza.

É muito bom estarmos juntos neste Kardec News, contando as novidades do mês, dividindo um pouco de nosso trabalho com você, compartilhando deste sonho de divulgação das obras e pensamento de Kardec, com a finalidade de termos um mundo muito mais espírita.

Estude conosco, entenda mais o Espiritismo, aprofunde os conhecimentos e participe do sonho do IDEAK de levar Kardec para o mundo! Feito com carinho. Equipe do IDEAK.

Leituras relacionadas:


Novidades no KARDEC Play

Iniciamos uma nova série de estudos no KARDEC Play; uma obra incrível de Allan Kardec: “O Livro dos Médiuns”, ou “Guia dos Médiuns e dos Evocadores” publicada por Allan Kardec no ano de 1861. Vamos estudar a obra inteira, as suas duas partes, passando por todos os parágrafos da obra, examinando o pensamento de Allan Kardec e dos Espíritos.

Você vai aprender tudo sobre a obra, as suas duas partes, passando por todos os parágrafos da obra, examinando o pensamento de Allan Kardec e dos Espíritos.

Na videoaula 01 – Folha de Rosto (ou Página de Rosto) da obra “O Livro dos Médiuns” você vai aprender sobre:

  • A análise da Folha de Rosto de O Livro dos Médiuns;
  • A lógica do título desta obra;
  • Um breve resumo do conteúdo do livro.

Na videoaula 02 – Estrutura Geral você vai aprender sobre:

  • A análise do índice de O Livro dos Médiuns;
  • A ordem didática geral das suas duas partes.

E na videoaula 03 – Introdução:

  • Esta obra apresenta a parte prática do Espiritismo, para uso dos que queiram ocupar-se com as manifestações, quer para fazerem pessoalmente, quer para se inteirarem dos fenômenos que lhes sejam dados observar.
O KARDEC News de julho / 2020 traz um texto escrito por Kardec sobre o lançamento da obra: "O Livro dos Médiuns", em 1861. Confira.

O professor Cosme Massi analisará a 2ª edição “O Livro dos Médiuns” de 1862 – publicação revisada e ampliada (foi, inclusive, esta edição a utilizada como base para a tradução ao idioma Português). É uma obra prática, em que o Espiritismo é colocado de uma forma especial, muito bem construída, com uma linguagem própria e com uma teoria específica pra explicar sobre os fenômenos espíritas. Inicie seus estudos com a gente.

Vamos estudar cada uma dos parágrafos dessa obra profunda, buscando entender os pensamentos dos Espíritos e o pensamento de Allan Kardec.


 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São dezenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projeto: IDEAK – KARDECPEDIA – KARDECPlay – KARDECBooks.