canadá

Jornada pelo Canadá com Cosme Massi e amigos

As palestras da Jornada Canadá foram realizadas em Toronto, Quebec, Ottawa, Montreal, Saskatoon, Calgary, Edmonton e Vancouver. 🇨🇦

Mensagem especial de Erick Meneghini Martins

Entre os dias 5 e 20 de outubro de 2019, o Canadá foi abençoado pela presença amorosa de Cosme Massi, Lilian Massi, Gilberto Allievi, Rosana Silveira, Miguel Silveira e Francisco Goes – a equipe do IDEAK. Foram dias de vitória do Consolador Prometido por Jesus nas terras canadenses, divulgando o Espiritismo e promovendo a união fraternal entre os espíritas deste país. A caravana for realizada de Leste a Oeste, passando pelas principais cidades semeando em cada coração um sentimento de estímulo a estudar Kardec e vivenciar a Doutrina dos Espíritos.

O Conselho Espírita Canadense é eternamente grato pela coragem e perseverança da equipe do IDEAK em vir promover o estudo e prática do Espiritismo, de uma forma muito amorosa e fraternal.

Erick Meneghini Martins
Presidente do CSC – Conselho Espírita do Canadá


TORONTO

Primeiro dia da Jornada 05 de outubro (sábado)
Tema: Jesus – O Espírito de Verdade e Guia Espiritual de Allan Kardec

Iniciando a jornada em Toronto, no Canadá, com amigos tão queridos e tão receptivos, gestores e membros da Casa “Joanna de Angelis Spiritist Study Group” (JASSG), neste seu mês de aniversário. Tratamos em workshop na Casa: “Jesus – o Espírito de verdade e guia espiritual de Allan Kardec”.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, item 625, apresenta Jesus como o Espírito mais perfeito, oferecido por Deus à humanidade como seu guia e modelo. O que a Escala Espírita tem a ver com esse item? Qual a relação entre Jesus e o Espírito de Verdade? Para finalizar, apresentamos as relações entre Jesus e o Consolador prometido: o Espiritismo. É sempre uma grande honra falar de Jesus!


TORONTO

Segundo dia da Jornada 06 de outubro (domingo)
Tema: O Conhecimento de Si Mesmo

No segundo dia da jornada no Canadá, encantados com a cidade e o país, com tanto a fazer e a estudar, chegamos na TSS – “Toronto Spiritist Society”, conhecendo novos amigos, brasileiros e canadenses, tão receptivos e buscadores de entendimentos e autoconhecimento, tratamos da questão 919 de “O Livro dos Espíritos”: AUTOCONHECIMENTO.



QUEBEC

08 de outubro (terça-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação

No quarto dia da jornada no Canadá, na impressionante Quebec City, conhecendo uma “nova França”, novos amigos, brasileiros e canadenses, tão receptivos e buscadores de entendimentos e autoconhecimento, no CEAK de Quebec, tratamos do tema: DEVOTAMENTO e ABNEGAÇÃO. Sob o tema das VIRTUDES, nesta consideramos o ponto de vista das ações humanas por meios e fins, e então tratamos de duas virtudes fundamentais: o DEVOTAMENTO e a ABNEGAÇÃO e porque elas sintetizam a CARIDADE, a mais sublime das virtudes.


OTTAWA

10 de outubro (quinta-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – A prece na visão espírita

No sexto dia de Canadá, em sua capital, na cidade mista francês-inglês, no Grupo de Estudos de Otawa, tratamos de falar do modelo de DEVOTAMENTO e ABNEGAÇÃO de Kardec, e, em especial do tema: Leis Morais.

AS LEIS MORAIS: O que é lei moral? O que é lei natural? As 10 leis morais segundo o Espiritismo agrupadas nos deveres do Homem para com Deus, para consigo mesmo e para com seu próximo. A Lei de Justiça, de Amor e Caridade como a síntese de todas as outras 9 leis morais. A Caridade e o conceito de desinteresse.


MONTREAL

11 de outubro (sexta-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – as leis morais

No sétimo dia de Canadá, em Montreal, na maior cidade da província de Quebec, no CEMLP, Centro Espírita Mensageiros de Luz e Paz, tratamos, dentro da temática de KARDEC, modelo de devotamento e abnegação, do tema: A PRECE NA VISÃO ESPÍRITA, seus fundamentos e sua eficácia. A prece, suas formas e suas relações com as leis morais. Os fundamentos filosóficos e científicos da prece. A qualidade da prece. Com aumentar a eficácia da prece. A felicidade que a prece nos proporciona


MONTREAL

12 de outubro (sábado)
Tema: O Livro dos Espíritos: Uma abordagem exclusiva da obra

No oitavo dia estivemos em Verdun, Quebec, próximo à Montreal, estudando com um grupo que, entre excelentes perguntas sobre filosofia, as obras na KARDECPEDIA, Espiritismo, materialismo, determinismo e causalidade. Neste dia tratamos da lógica da maior obra de Kardec: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”.

13 de outubro (domingo)
Tema: Estudar Kardec para melhor compreender Jesus

No nono dia estivemos em Montreal, na Casa JAC, de “Justiça, Amor e Caridade”, com um grupo de franco-canadenses, italianos e brasileiros, pessoas tão especiais em busca de viver o Espiritismo na sua mais singela essência. Nesta noite tratamos do tema: “ESTUDAR KARDEC PARA MELHOR COMPREENDER JESUS”. Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, item 625, apresenta Jesus como o Espírito mais perfeito, oferecido por Deus à humanidade como seu guia e modelo. O que a Escala Espírita tem haver com esse item? Qual a relação entre Jesus e o Espírito de Verdade? Para finalizar, apresentamos as relações entre Jesus e o Consolador prometido: o Espiritismo. É sempre uma grande honra falar de Jesus. Em homenagem à Casa, também fizemos uma análise do porquê de Kardec e dos Espíritos trazerem a 10ª Lei, a da Justiça, Amor e Caridade. Por que essas três e o porquê de o fazer nessa ordem.


SASKATOON

14 de outubro (segunda-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – beneficência e benevolência

Em Saskatoon, a maior cidade da província canadense de Saskatchewan, num dia frio de início de outono, chegamos com nossos amigos para divulgar as obras e pensamento de Allan Kardec junto ao grupo da Fernanda Caminha, grande trabalhadora do Espiritismo neste país de tão grandes proporções territoriais.

Neste estudo desta tarde, num feriado de “Ação de Graças” canadense, chamado “Thanksgiving”, que ocorre todo ano na segunda segunda-feira do mês de outubro, estudaremos algumas peculiaridades do livro “O QUE É O ESPIRITISMO”, e a lógica e a profundidade de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, em especial sobre a segunda parte, parte que está sendo estudada pelo grupo, a maior e mais completa parte, que dá origem ao LIVRO DOS MÉDIUNS.


EDMONTON

15 de outubro (terça-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – sua obra e missão

Continuando nossa jornada pelo Canadá, estivemos em Edmonton, capital da província de Alberta, no Canadá, bela cidade localizada às margens do rio North Saskatchewan junto à famílias de amigos, à amigos brasileiros e estudiosos do Espiritismo, como também canadenses, o que nos deixou muito felizes. O grupo chama-se “Seeds of Light” (SOL), Edmonton Spiritist Society e vem fazendo um trabalho bonito de divulgação e estudos das obras fundamentais do Espiritismo.

Estudamos o tema: DEVOTAMENTO e ABNEGAÇÃO (or DEVOTION or ABNEGATION): Sob o tema das VIRTUDES, nesta consideramos o ponto de vista das ações humanas por meios e fins, e então tratamos de duas virtudes fundamentais: o DEVOTAMENTO e a ABNEGAÇÃO e porque elas sintetizam a CARIDADE, a mais sublime das virtudes.


CALGARY

16 de outubro (quarta-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – perispírito

No décimo-segundo dia da jornada estivemos Calgary, “uma cidade cosmopolita em Alberta, com vários arranha-céus, que deve seu rápido crescimento à condição de centro da indústria de petróleo do Canadá. No entanto, uma cidade ainda mergulhada na cultura western, que lhe que lhe valeu o apelido de “Cidade da vaca”. (Wikipédia). Terra próspera e muito especial pois é a cidade em que mora nosso querido Erick Meneghini, atual líder e grande trabalhador do CSC, Conseil Spirite Canadien ou Canadian Spiritist Coincil.


VANCOUVER

Penúltimo dia da Jornada – 18 de outubro (sexta-feira)
Tema: Kardec, modelo de devotamento e abnegação – sedes perfeitos

Na última cidade visitada em nossa estadia neste país de gigantes proporções continentais, com evento organizado pelo PTSS – Paul of Tarsus Spiritist Society, apresentamos sobre AS LEIS NATURAIS EM KARDEC – Na visão espirita, o que significa “bem viver”? Viver segundo a Lei Divina é viver feliz.


VANCOUVER

19 de outubro (sábado) – Último dia da Jornada
Tema: Leis naturais, obediência e resignação

Finalizando nossa Jornada formal no Canadá na bela cidade de Vancouver, nesta Casa que leva nosso mestre no nome, no ALLAN KARDEC VANCOUVER SOCIETY, junto à toda Diretoria do IDEAK, nesse clima fraterno e alegre, tratamos de um tema a ser levado muito à sério em toda obra de Kardec: OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO


Todas as palestras desta incrível Jornada ao Canadá estarão em breve também no KARDECPlay.

Todos os temas das palestras você encontrará na KARDECPEDIA, plataforma online, sem custos e interativa. Confira o conteúdo das obras deixadas por Allan Kardec. Acesse: www.kardecpedia.com

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projeto:  IDEAK  |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks