perguntas

FAQ. Perguntas e Respostas sobre a polêmica “A Gênese”

Perguntas e Respostas:

Por que o tempo entre a declaração de impressão da 1ª edição (07/10/1867) e o depósito legal desta (04/01/1868) foram de quase 3 meses, enquanto a da 5ª edição foi de apenas 4 dias (declaração de impressão em 19/12/1872 e depósito legal em 23/12/1872), incluindo aí um sábado e um domingo, i.e., declaração de impressão na quinta-feira e depósito legal na segunda-feira?
Resposta: a editora mudou (da surcusal francesa da “Librairie Internationale” para a “Librairie Spirite”), mas a tipografia era a mesma, a “Rouge, Denon e Fresnaye”, mais tarde “Rouge frères et Comp.”, no mesmo endereço. Os dados da DI da 1ª edição são “format” in-18 e “nombre de feuilles” de 15. Cada número de “feuilles” ou “folhas de impressão” significa 36 páginas ordinárias. 15 x 36 = 540, portanto suficientes para as 459+ páginas do livro.
2. Por que a declaração de impressão da suposta 4ª edição solicitada em 04/02/1869 (mas com data de 1868 no livro) é diferente e igual à 5ª edição?
Resposta: ambas tem na declaração de impressão o mesmo “format” in-18 mas um “nombre de feuilles” de 12. Mais intrigante: 12 x 36 = 432, insuficientes para a 4ª (igual a 1ª) e a 5ª (com 476+ páginas) edições. Para melhor contextualização, recomendamos: https://bit.ly/2U4u7de, de Rogério Miguez; e https://bit.ly/2Grkg9z, de J.A. Vendrani Donha.
O conteúdo de “A Gênese” aumentou ou diminuiu da 1ª edição para a 5ª edição?
Resposta: Na folha de rosto da 5ª edição de “A Gênese”, está escrito: revista, corrigida e aumentada. A página “CSI do Espiritismo – Imagens e registros históricos do Espiritismo” concluiu em suas pesquisas o seguinte: O número de páginas entre uma edição e outra aumentou 2.6%; O número de palavras, considerando as notas de rodapé, aumentou entre 0.6 e 0.8%; O número de palavras, desconsiderando as notas de rodapé, diminuiu entre 0.5 e 0.8%; O número de caracteres desconsiderando espaços, mas considerando as notas de rodapé, aumentou 0.9%; O número de caracteres desconsiderando espaços e as notas de rodapé, aumentou 0.5%.

Fonte deste artigo: Carlos Seth Bastos do CSI do Espiritismo (Imagens e registros históricos do Espiritismo). Esse trabalho têm como propósito ajudar na busca da verdade, para o bem da Doutrina Espírita, através da localização da 5ª Edição do Livro “A Gênese”, datada de 1869, por Carlos Seth.

Imagens e fontes da contextualização história postada aqui você encontra em: “CSI do Espiritismo”.

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks