IDEAK
Existe diferença entre moral e ética?
Blog Entrevistas Cosme Massi Transcrições

Existe diferença entre moral e ética?

Resposta de Cosme Massi* na live "Leis naturais e a verdadeira felicidade" proporcionada pela Associação Espírita Paulo e Estevão em 09/11/2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro


Vários filósofos, vários estudiosos da ética, costumam fazer diferença entre ética e moral; alguns, por exemplo, costumam tratar a ética como a disciplina que estuda todas as doutrinas morais, todas as propostas morais, então a ética englobaria o estudo das diversas concepções de moral. No estudo da Ética eles propõem várias morais, como a moral das virtudes ou a ética das virtudes, a ética utilitarista etc. Então, às vezes, se usa a palavra ética nesse sentido amplo, que engloba várias morais. No entanto, no século XIX não existia na França essa distinção entre "ética" e "moral", e Kardec, na elaboração de suas obras, usou a palavra "moral" segundo seu significado, naquele país naquela época. A palavra moral foi usada no sentido de espiritual, ou seja, as leis morais são aquelas que regulam a vida da alma.


Então Allan Kardec, no item 617 de “O Livro dos Espíritos”, separou as leis de Deus, ou naturais, em dois grupos: as leis físicas, estudadas pelos cientistas, e as leis morais, estudadas pelo homem de bem. Kardec diz que as leis morais são aquelas que regulam a vida do homem no corpo e fora do corpo, os seus deveres para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. Ou seja, aquelas que regulam a vida da alma.


Porque se o indivíduo usar a palavra "ética" no sentido de uma doutrina que procura dizer ao homem como ele deve se comportar em todas os contextos de sua existência, é claro que as palavras "ética" e "moral" acabam coincidindo quanto ao significado.


Entretanto, mais importante do que procurar fazer a distinção entre ética e moral é entender o que o Espiritismo chama de "leis morais"; isso sim tem grande importância. E o que o Espiritismo entende por "leis morais" é o que dissemos a respeito da questão 617 de “O Livro dos Espíritos”, quando Kardec diz que são aquelas leis que regulam a vida da alma, a vida do Espírito.


Então, nesse sentido, tudo aquilo que diz respeito a como o Espírito deve viver no corpo, ou fora do corpo, diz respeito às leis morais. Esse sentido que Kardec usa para leis morais é bastante abrangente, envolvendo inclusive a lei de reprodução, a lei de conservação, lei da destruição etc., que são leis que regulam a vida do Espírito no corpo, e que em algumas éticas não seriam tratadas como leis morais.


Assim, mais importante que distinguir ética de moral, o que varia de filósofo para filósofo, é entender que significado têm as leis morais para o Espiritismo, porque conhecer esse significado, aprender quais são essas leis morais propostas na terceira parte de “O Livro dos Espíritos” e vivenciá-las são o que possibilitará conquistar essa verdadeira felicidade de que tanto necessitamos.


Sobre ética veja também este vídeo!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.