Como transformar nossos bons desejos em boa vontade?

* Resposta de Cosme Massi na liveO BEM E O MAL — Explicações Segundo a “A Gênese“, transmitida ao vivo pelo Christian Spiritist Community of Atlanta em 06 de dezembro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


O maior desafio é fazer que o desejo vire vontade. Desejo é projeto, é voltado ao futuro.  Vontade é realização, é ato.

Mas é muito comum a pessoa que tem vícios materiais como alcoolismo, tabagismo, dizer: “Eu desejo eliminar meu vício.” Ela tem um projeto, mas se ficar só no desejo, é um problema. O desejo precisa ser transformado em ato, transformado em vontade, não pode ficar só como projeto. Por isso o filósofo francês Descartes coloca o desejo como a paixão voltada para o futuro; ou seja, deseja-se algo que ainda não se está realizando, então é necessário começar a realização.

Desta forma, quem deseja vencer o ciúme, que comece a praticar as ações contrárias ao ciúme, mas faça isso agora! Não é simplesmente ficar no “eu desejo não ser ciumento”; em todas as oportunidades se esforce para praticar ações contrárias ao vício moral, para que você possa ir substituindo um hábito por outro. Ninguém abandona um hábito de uma hora para outra, o que se faz é substituir um hábito por outro; e isto exige realização, ou seja, ação.

Então é preciso trocar desejo por vontade fazendo o que é necessário para realizar esse desejo, mas tem que ser feito naquele momento; se adiar, deixar para fazer depois, o desejo não se realizará. Quanto mais adiamos o início da ação que queremos que se transforme em novo hábito, mais demoraremos para conseguir, e por mais tempo nos manteremos com aquele hábito indesejado que queremos vencer.

Mas querem exemplos? Tem pessoas que falam que vão fazer dieta, mas é só chegar uma tentação e já deixam a dieta para o dia seguinte. Da mesma maneira se faz com exercício físico, muitas vezes se deixa para começar na segunda feira que vem!  E aí a pessoa nunca começa, vai sempre adiando, para terça, quarta, segunda-feira que vem…

Assim, só mudamos o desejo transformando-o por meio da vontade. É a vontade que faz o desejo alterar-se, pela ação realizada naquele momento. Então, desejemos menos, tenhamos mais ação, mais vontade, pratiquemos fazendo o contrário da paixão que queremos vencer. É assim que se vence paixão, praticando a ação contrária, e não simplesmente desejando.

Estude no KARDEC PLAY o papel do desejo e da vontade no progresso moral da alma.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks