Como estudar o Espiritismo?

Como estudar o Espiritismo?

Como começar? Por qual obra espírita devemos iniciar nossos estudos do Espiritismo? Qual é o meio mais seguro de entendermos as premissas da filosofia da alma? O que poucas pessoas sabem é que o próprio Allan Kardec, criador do Espiritismo, nos apresentou um roteiro de estudos sobre como estudar suas obras, qual a obra ideal para a iniciação, qual roteiro seguir a fim de extrairmos o máximo sobre como estudar o Espiritismo, doutrina que transforma nossa visão de mundo, de relação entre as pessoas e o nosso entendimento sobre conhecimento.

No vídeo abaixo, Cosme Massi, profundo estudioso de Allan Kardec e autor voluntário do IDEAK – Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec, comenta sobre essas orientações de Kardec e auxilia a todos aqueles que desejem adquirir as noções preliminares sobre o Espiritismo e sobre como estudar o Espiritismo.

Ah! Assistam ao vídeo mas não deixem de ler as instruções sobre como estudar o Espiritismo, logo abaixo:

Todas as obras de Allan Kardec, gratuitamente, podem ser estudadas na KARDECPEDIA: www.kardecpedia.com


1°. O que é o Espiritismo?

Segundo Allan Kardec, devemos começar a estudar o Espiritismo pela sua obra “O que é o Espiritismo?”, cuja primeira edição foi publicado em 1859. Esta obra responde já de início à pergunta, título da própria obra, o que é o Espiritismo.

Nesta obra, Kardec apresenta uma visão geral do Espiritismo, os seus princípios fundamentais, o que o Espiritismo aborda, nos seus mais variados temas e aspectos.

Esta obra nos traz uma abordagem mais geral e simples do que seja o Espiritismo, para então depois, ao longo de suas outras obras, aprofundar em cada um de seus itens, conceitos e definições.

Esta brochura, de uma centena de páginas somente, contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método)


2°. O Livro dos Espíritos

Depois de estudar “O que é Espiritismo?”, Kardec sugere a leitura de sua obra “O Livro dos Espíritos”, publicado pela primeira vez em 18 de abril de 1857 (com 501 itens) e depois, reformulada em março de 1860 (com 1.018 itens).

A obra “O Livro dos Espíritos” é dividida em 4 partes. A primeira parte, intitulada “Das Causas Primeiras” será aprofundada na obra chamada “A Gênese”, em 1868.

A segunda parte “Do mundo Espírita ou mundo dos Espíritos”, será aprofundada na obra “O Livro dos Médiuns” (escrito em 1861).

A terceira parte “Das leis morais” foi desenvolvido em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”e para a última parte “Das esperanças e consolações” Kardec escreveu, em 1865, a obra “O céu e o Inferno”.

Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas consequências morais. É a revelação do destino do homem, a iniciação no conhecimento da natureza dos Espíritos e nos mistérios da vida de além-túmulo. Quem o lê compreende que o Espiritismo objetiva um fim sério, que não constitui frívolo passatempo. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método)


3º. O Livro dos Médiuns

Depois de fazer a leitura de “O Livro dos Espíritos”, Kardec sugere que devemos investigar “O Livro dos Médiuns”, sempre retornando para as outras obras, aprofundando os itens e relacionando-os entre si.

Destina-se a guiar os que queiram entregar-se à prática das manifestações, dando-lhes conhecimento dos meios próprios para se comunicarem com os Espíritos. É um guia, tanto para os médiuns, como para os evocadores, e o complemento de O Livro dos Espíritos. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método)


4º. Revista Espírita | 1858 – 1869

A Coleção Revista Espírita faz parte das obras fundamentais do Espiritismo. São 12 volumes escritos por Allan Kardec, de 1858 até 1869. “A Revista Espírita foi uma espécie de ‘laboratório’ do Espiritismo.” Cosme Massi

É a mais prodigiosa fonte de instruções e informações sobre a doutrina espírita. Muitas questões que não puderam ser tratadas nos demais livros, foram amplamente aprofundadas nas edições da “Revista Espírita”.

Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação. Sua leitura pode fazer-se simultaneamente com a daquelas obras, porém, mais proveitosa será, e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O Livro dos Espíritos. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método)


Você pode estudar as obras de Kardec, ou obras espíritas, nesta ordem:

  1. “O que é o Espiritismo?”
  2. “O Livro dos Espíritos”
  3. “O Livro dos Médiuns”
  4. “12 volumes | Revista Espírita
  5. A Gênese
  6. “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
  7. “O céu e o Inferno”
Como estudar o Espiritismo? O que é o Espiritismo?
O livro “O que é o Espiritismo?” está disponível na loja KARDEC Books.
O livro “A Gênese” está disponível na loja KARDEC Books.
O livro “O Livro dos Espíritos” está disponível na loja KARDEC Books.
O livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” está disponível na loja KARDEC Books.
Como estudar O Livro dos Médiuns
O livro “O Livro dos Médiuns” está disponível na loja KARDEC Books.
O livro “O Céu e o Inferno” está disponível na loja KARDEC Books.
kardec books blog ideak estudar espirtismo
Coleção disponível na loja KARDEC Books.

Quer estudar e entender mais sobre os temas tratados nos eventos e palestras dentro do Espiritismo?

KARDECPEDIA – Grátis! 
É Kardec explicando Kardec.
www.kardecpedia.com
CONHEÇA! CADASTRE-SE! ESTUDE!

KARDEC Play – Pequena mensalidade.
É Cosme Massi explicando Kardec.
www.kardecplay.com
CONHEÇA. PARTICIPE. ASSINE. ESTUDE.

KARDEC Books – Editora Espírita!
Livros e DVDs das obras de Kardec
www.kardecbooks.com
CONHEÇA. PARTICIPE. ESTUDE.


Este é um projetoIDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).