Como acabar com a violência predominante no mundo?

*Resposta de Cosme Massi na live “A Paz de Jesus a Kardec”, proporcionada como bate-papo na 24ª SEMESP (Semana Espírita de Ponta Negra), pelo Centro Espírita Irmãos do Caminho — CEIC (de Natal, Rio Grande do Norte, a 29 de outubro de 2020).

Transcrição de Rui Gomes Carneiro


Para acabarmos com a violência no mundo necessitamos acabar com a violência que cada um traz em si mesmo.

Porque nós não vamos acabar com a violência no mundo, já que só podemos mudar a nós mesmos, individualmente. E podemos, com a nossa mudança, contribuir com aqueles que estão ao nosso lado! Por exemplo, podemos ajudar nossos filhos a mudarem seu mundo moral, a conquistarem o estado de consciência tranquila; também podemos colaborar com nossa família, nossos amigos, em nosso trabalho, sempre da mesma forma: através do nosso exemplo, da nossa harmonia.

Então, nós só vamos ter a paz no mundo quando cada um se dispuser a criar a paz em si mesmo; não existe outra saída. Tentar imaginar soluções utópicas, achando que vai surgir uma lei, um legislador, um governante que trará a paz para o mundo é um erro, é falso, isso não acontecerá! E basta raciocinar logicamente:

Pois se a paz do mundo dependesse de lei ou de governante que pudesse impô-la, Deus teria errado! Por que neste caso ele não enviou Jesus, um Espírito Puro, Perfeito, para ser o governante do mundo?

Ora, Jesus não assumiu nenhum cargo de governo no mundo. Se a paz pudesse ser conquistada por alguém que assumisse um governo, que tomasse conta de um país, Deus teria mandado seus missionários, seus Espíritos Puros para assumirem esses cargos em todo o mundo, e estabelecido a paz em um segundo!

Então qual o caminho para termos a paz no mundo?

Deus sabe o que faz; ele sabe que não é de fora para dentro que se institui a paz! É de dentro para fora. Passa pela consciência, pela vontade, pelo livre arbítrio, pelo desenvolvimento das virtudes, pelo engrandecimento espiritual de cada um de nós!

Por isso Jesus veio falar do mundo interior: “Meu reino não é desse mundo!”

Cabe a cada um conhecer e desenvolver esse mundo, que é o daquilo que levaremos após a morte: conhecimentos, espiritualização, moral, virtudes.

Porque o reino de Deus está dentro de cada um de nós. Não criemos ilusões, esperando que alguém, que alguma legislação, ou que algum governo vá construir milagrosamente a paz no mundo. Não vamos nos iludir com isso!

A paz do mundo só será construída, primeiramente, na construção interior de cada um. Então vamos nos esforçar, com vontade verdadeira, lembrando de Jesus: “O Meu reino não é desse mundo, está dentro de vós”.

Assim, não vamos perder tempo com ilusões, esperando a chegada de algum profeta ou de algum grande homem que vai estalar os dedos e estabelecer a paz no mundo. Não esperemos, pois quem espera não age, quem espera não trabalha, não realiza. Comecemos a construir a paz em nós mesmos, nos esforçando, dia após dia, para sermos melhores que no dia anterior.

— Continue estudando este tema no Capítulo II de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”: “Meu reino não é deste mundo“; Lei de destruição, guerras; live sobre “O bem e o mal” disponível no canal do Cosme Massi no YouTube.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks