“Colocar o remédio ao lado do mal”

Qual o significado desta expressão para o Espiritismo? *Resposta de Cosme Massi na live O BEM E O MAL — Explicações segundo a obra “A Gênese”, transmitida ao vivo em 06 de dezembro de 2020 pelo Christian Spiritist Community of Atlanta.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.  


“Mas aí está a grandiosidade da justiça e da bondade de Deus. Embora o mal faça parte, por opção nossa, do nosso processo evolutivo enquanto Espíritos imperfeitos, Deus sempre nos deu as condições de transformar essa experiência ruim, a prática do mal, em algo muito melhor, em algo que permite aprender com ela, avançar com ela.

A sabedoria divina colocou na lei do progresso a solução aos males do Espírito vinculada aos próprios males; assim, a consequência da prática do mal está ligada ao mal praticado. Isso garante a transitoriedade do mal, que acaba durando apenas o tempo necessário para o progresso, para a sua superação. Quando o Espírito progride o mal desaparece, e o Espírito avança e evolui necessariamente.

Então o remédio é inerente à própria lei do progresso; por exemplo, o homem tem resolvido o mal físico com o uso da sua inteligência. Cada vez mais a ciência e a tecnologia têm diminuído sofrimentos físicos nos mundos de provas e expiações, e não vamos nem falar em mundos em que os corpos são mais sutis, em que as vicissitudes da matéria são diferentes, mais suaves que aqui. Mesmo nos mundos em que os corpos são mais grosseiros, como o nosso, Deus deu ao homem a inteligência, e com a inteligência a possibilidade de desenvolver a ciência e a tecnologia, com o que ele vai enfrentando as dificuldades, diminuindo as dores, diminuindo os sofrimentos. Então, mesmo para os males físicos o remédio foi colocado ao lado do mal.

O mais importante, no entanto, é entendermos que os nossos males físicos são decorrência de nossos males morais! Todos nós que estamos vivendo nesse mundo de provas e expiações, que temos momentos de dor, de sofrimentos físicos, devemos entender que somos uma alma imortal, que tudo nesse mundo é transitório e terminará pelo nosso progresso moral.

Como utilizar melhor as dores existentes na vida terrena?

Precisamos aproveitar nossas experiências de dores para desenvolvermos os valores da alma, para valorizarmos mais a nossa realidade, que é a de ser Espírito imortal. Precisamos prestar menos atenção em nosso corpo, usando-o apenas como ferramenta de trabalho, e não como objetivo da vida.

Mas prossigamos sem perder a alegria de viver, mesmo nos momentos de dores e dificuldades; não nos esqueçamos nunca de que somos almas imortais, que as dores vão acabar, que as dificuldades sempre passarão, e chegará o momento em que nossa alma estará em melhores condições, e então seremos mais felizes.

Deus fez do mal algo transitório que vai necessariamente desaparecer, porque ele colocou junto o remédio, que é o progresso da alma, a aprendizagem da alma, a capacidade que a alma tem de resolver essas questões com o uso de sua inteligência.

Porque o Espírito sempre cresce, sempre se aperfeiçoa, levando a que o seu mal desapareça um dia, e que nunca mais apareça naquela alma, já que ela avançou, já que ela progrediu.” (Estude mais sobre esse conteúdo no KARDECPlay! Aulas sobre ordens e escala espírita, marcha do progresso, justiça das aflições e diversos outros temas.)


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não oferece equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks