cafe filosofico

Café Filosófico Espírita – Discussão sobre a situação atual à luz da filosofia – com Cosme Massi

Live realizada em 12/04/2020 – Café Filosófico Espírita – CEAL – Centro Espírita André Luiz, entrevistou Cosme Massi para discutir a situação atual da humanidade à luz da filosofia espírita.

Cosme Massi, à convite de Cícero Magerlânio do CEAL de Fortaleza, conversou numa live descontraída e orientada a atender anseios da sociedade acerca da situação atual em que se encontra a humanidade à luz da filosofia espírita. Uma das primeiras perguntas feita ao Cosme foi justamente sobre como repensar ou reforçar nossas posturas utilizando o Espiritismo, as Leis Naturais, as ferramentas que a obra de Kardec nos proporciona, entre tantos outros assuntos, para que possamos agir diante da pandemia que nos assola.

Durante o bate-papo, Cosme Massi comenta que devemos nos preocupar mais com as Leis morais e argumenta que sem a prática e a vivência delas não será possível encontrar a verdadeira felicidade. “Sem colocarmos em prática as Leis morais não conseguiremos criar uma sociedade verdadeiramente justa e feliz.”

Primeiro é preciso criar a consciência do bem. Como os Espíritos respondem em O Livro dos Espíritos > Lei do progresso:

“Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.”

Se dermos este passo importante na busca pelo bem e se, a partir deste ponto, começando no seio da própria família, colocarmos em prática aquilo que todas as religiões sempre pregam – praticar os valores morais como amor, respeito ao próximo, convivência pacífica, caridade, então passaremos a construir uma sociedade mais justa e certamente melhor.

Algumas dicas são simples e fáceis de se implantar e praticar. Basta agirmos. Cada qual nos seus limites e contextos.

Assista ao vídeo completo do Café Filosófico, com o bate-papo entre convidados, com perguntas interessantes que foram respondidas ao vivo:

Clique aqui para assistir ao bate-papo completo no Youtube


Sobre Cosme Massi

Cosme Massi é Doutor e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Graduado em Física pela UFRJ. Foi professor universitário, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. É criador de tecnologias educacionais. Escritor e palestrante da filosofia e ciência espíritas baseadas em Allan Kardec há mais de 30 anos. Fundador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e idealizador da KARDECPEDIA e KARDECPlay.

Sobre o livro As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE

Neste livro Cosme Massi aborda as Leis morais. Antes de comentar a obra kardequiana, atividade que desempenha constantemente e com profundidade, o autor nos mostra e demonstra, com técnica, clareza e de forma inédita, alguns importantes princípios filosóficos que giram todos, em torno da ação humana. São discussões acerca dos conceitos de virtudes e das ações morais, onde não se pode passar inerte às grandes questões espíritas. Do texto não pode sair impune o homem de bem que há em potencial em cada um de nós. O autor nos oportuniza um terrível mas necessário empurrão ao mundo das realizações. Demais, os comentários ao Livro dos Espíritos são tecidos pelo frutífero caminho das oposições: são comparadas, diante de cada lei moral, as posições do Espiritismo e do materialismo.

Um deleite para aqueles que buscam respostas para as principais questões da vida social.

Café Filosófico
Café Filosófico

As Leis Naturais e a Verdadeira Felicidade de Cosme Massi

Este livro tem por objetivo principal mostrar as relações entre as leis naturais e o conceito de verdadeira felicidade que será proposto a partir da obra fundamental do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.

Comprar Livro

Um agradecimento ao CEAL pelo convite de participarmos deste Café Filosófico no domingo de páscoa, dia 12/04/2020.


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). 

Este é um projetoIDEAK – KARDECPEDIA – KARDECPlay – KARDECBooks