Biografia de Joseph Balsamo Cagliostro

Joseph Balsamo Cagliostro

Joseph Balsamo Cagliostro, mais conhecido pelo nome de Conde de Cagliostro, nascido em Palermo, em 1743, morto em 1795; célebre aventureiro que percorreu o Egito, a Pérsia, a Arábia, a Grécia e a maior parte dos Estados da Europa sob diferentes nomes.

Adquiriu grandes riquezas cuja fonte é pouco conhecida; por sua eloquência, seus modos distintos e sua generosidade, soube ganhar a confiança e até a admiração de muita gente da alta sociedade.

Devotou-se ao estudo da magia, da alquimia e das ciências ocultas, e ainda aparenta, aos olhos do medíocre, ter tido um poder sobrenatural; é principalmente por isso que seu nome se tornou popular; mas é por engano que alguns fazem dele um dos precursores do espiritismo moderno; se ele conheceu essa ciência, o que é provável, pois viveu na época em que as ideias de Swedenborg tinham mais crédito, a reputação que deixou é muito equívoca para que se possa invocá-lo como autoridade em uma questão moral.

Com ou sem fundamento, ele é visto como um habilidoso intrigante. Envolvido no famoso caso do colar (de diamantes, da rainha Maria Antonieta), o qual ele se achou capaz de esclarecer, foi posto na Bastilha e depois exilado da França; preso em Roma como culpado de franco-maçonaria, foi condenado à morte, pena que foi comutada em prisão perpétua.

Só pode ser por ignorância ou por malevolência que os adversários do espiritismo fingem dizer que ele se apoia em certos nomes e preconiza fatos cuja falsidade ele se esforça, ao contrário, para demonstrar.


Este é um projeto:
IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks

Veja todas as edições do KARDEC News aqui. Textos cuidadosamente selecionados da Revista Espírita. Todo mês, um novo KARDEC News para você.