IDEAK
Biografia de Joseph Balsamo Cagliostro
Biografias Publicações Independentes

Biografia de Joseph Balsamo Cagliostro

Joseph Balsamo Cagliostro

Joseph Balsamo Cagliostro, mais conhecido pelo nome de Conde de Cagliostro, nascido em Palermo, em 1743, morto em 1795; célebre aventureiro que percorreu o Egito, a Pérsia, a Arábia, a Grécia e a maior parte dos Estados da Europa sob diferentes nomes.


Adquiriu grandes riquezas cuja fonte é pouco conhecida; por sua eloquência, seus modos distintos e sua generosidade, soube ganhar a confiança e até a admiração de muita gente da alta sociedade.


Devotou-se ao estudo da magia, da alquimia e das ciências ocultas, e ainda aparenta, aos olhos do medíocre, ter tido um poder sobrenatural; é principalmente por isso que seu nome se tornou popular; mas é por engano que alguns fazem dele um dos precursores do espiritismo moderno; se ele conheceu essa ciência, o que é provável, pois viveu na época em que as ideias de Swedenborg tinham mais crédito, a reputação que deixou é muito equívoca para que se possa invocá-lo como autoridade em uma questão moral.

Com ou sem fundamento, ele é visto como um habilidoso intrigante. Envolvido no famoso caso do colar (de diamantes, da rainha Maria Antonieta), o qual ele se achou capaz de esclarecer, foi posto na Bastilha e depois exilado da França; preso em Roma como culpado de franco-maçonaria, foi condenado à morte, pena que foi comutada em prisão perpétua.

Só pode ser por ignorância ou por malevolência que os adversários do espiritismo fingem dizer que ele se apoia em certos nomes e preconiza fatos cuja falsidade ele se esforça, ao contrário, para demonstrar.


Este é um projeto:
IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks

Veja todas as edições do KARDEC News aqui. Textos cuidadosamente selecionados da Revista Espírita. Todo mês, um novo KARDEC News para você.


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.