Anjos guardiães

Anjos Guardiães: 5 itens que você precisa saber sobre seu Espírito protetor

Anjos Guardiães

Anjo guardião, Espírito protetor, familiar ou simpático: 5 itens que você precisa saber sobre seu Anjo Guardião. Confira.

1 . O Espírito protetor pertence a uma ordem mais elevada que a sua

Segundo “O Livro dos Espíritos” item 490 – Que se deve entender por anjo guardião? “O Espírito protetor pertencente a uma ordem elevada.”

2 . O seu Espírito protetor ligou-se a você desde o seu nascimento e ficará contigo para todo o sempre

Segundo “O Livro dos Espíritos” item 492 – O Espírito protetor liga-se ao indivíduo desde o seu nascimento? “Desde o nascimento até a morte, e muitas vezes o acompanha na vida espírita, depois da morte, e mesmo por meio de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.”

Separamos também um trecho da Revista Espírita sobre o momento em que o Anjo Guardião prepara o Espírito da criança para seu nascimento:

“Quando, após ter sido preparado pelo anjo guardião, o Espírito que acaba de se encarnar, isto é, de sofrer novas provações em vista de seu melhoramento, então começam a se estabelecer os laços misteriosos que o unem ao corpo para manifestar sua ação terrestre. Aí está todo um estudo sobre o qual não me estenderei. Falarei apenas do papel e da disposição do Espírito durante o período da infância no berço.” Revista Espírita – Jornal de estudos psicológicos – 1865 > Fevereiro > Espíritos instrutores da infância > Mediunidade na infância

3 . A missão do seu Anjo Guardião é a de te guiar pela senda do bem

Segundo “O Livro dos Espíritos” item 491 – Qual a missão do Espírito protetor? “A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, encorajá-lo nas provas da vida.”

4 . O seu Anjo Guardião alegra-se, quando o vê no bom caminho; e sofre, quando lhe despreza os conselhos

Segundo “O Livro dos Espíritos” item 495: “…cada anjo guardião tem o seu protegido, pelo qual vela, como o pai pelo filho. Alegra-se, quando o vê no bom caminho; sofre, quando ele lhe despreza os conselhos.”

5 . Converse com o seu Anjo Guardião. O protetor estará sempre presente, basta que o chame

Segundo “O Livro dos Espíritos”: “Não receeis fatigar-nos com as vossas perguntas. Ao contrário, procurai estar sempre em relação conosco. Sereis assim mais fortes e mais felizes. São essas comunicações de cada um com o seu Espírito familiar que fazem sejam médiuns todos os homens, médiuns ignorados hoje, mas que se manifestarão mais tarde e se espalharão qual oceano sem margens, levando de roldão a incredulidade e a ignorância. Homens doutos, instruí os vossos semelhantes; homens de talento, educai os vossos irmãos. Não imaginais que obra fazeis desse modo: a do Cristo, a que Deus vos impõe. Para que vos outorgou Deus a inteligência e o saber, senão para os repartirdes com os vossos irmãos, senão para fazerdes que se adiantem pela senda que conduz à bem-aventurança, à felicidade eterna?”

Ainda segundo “O Livro dos Espíritos”, item 495: Poderá dar-se que o Espírito protetor abandone o seu protegido, por se lhe mostrar este rebelde aos conselhos? “Afasta-se, quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores. Mas não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É então o homem quem tapa os ouvidos. O protetor volta desde que este o chame.

Referência deste artigo: O Livro dos Espíritos > Parte segunda – Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos > Capítulo IX – Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal > Anjos guardiães. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos > https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos/165/parte-segunda-do-mundo-espirita-ou-mundo-dos-espiritos/capitulo-ix-da-intervencao-dos-espiritos-no-mundo-corporal/anjos-guardiaes-espiritos-protetores-familiares-ou-simpaticos


Leituras relacionadas:


Dica de estudo

No KARDECPlay você pode aprofundar os estudos sobre a Anjos Guardiães com a videoaula “Volume 58 – Anjos Guardiães“. Neste vídeo analisamos os itens 489 a 495 de “O Livro dos Espíritos” – O que se deve entender por anjo de guarda.  Missão do Espírito protetor. A doutrina dos anjos guardiães.  

KARDEC Play é uma plataforma de vídeos com explicações sobre as obras de KARDEC, Espiritismo e Filosofia. Participe deste projeto conosco para divulgar Kardec para o Brasil e para o mundo. Assine a plataforma de videoaulas e estude as obras de Kardec 24 horas por dia, quando quiser!

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). 

Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks