A vontade de Deus

O que é o mais importante para o ser humano diante das catástrofes naturais?

*Resposta de Cosme Massi na live ““A Paz de Jesus a Kardec”, proporcionada como palestra na 24ª SEMESP (Semana Espírita de Ponta Negra) pelo Centro Espírita Irmãos do Caminho, em Natal, a 29 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Nesse caso precisamos pensar no que significa a “vontade de Deus”. Como é que Deus expressa sua vontade? Aplicando as suas leis divinas. E uma das leis de Deus, que Allan Kardec apresenta em “O Livro dos Espíritos”, é a lei de liberdade. Aquilo que decorre da vontade humana é responsabilidade do homem, que vai ter que crescer com essa experiência, aprender com ela, vivê-la, a fim de que possa avançar.

Então as ações humanas têm consequências, e delas o homem pode tirar proveito para ser melhor. Depende dele, de como faz uso de tudo aquilo que faz parte de um mundo de provas e expiações. As dificuldades são oportunidades de aprendizado. O que é o mais importante para o homem? Diante das catástrofes naturais ou de qualquer que seja o contexto de dificuldade que venha a viver, uma vez que está em um mundo de provas e expiações e escolheu viver conflitos de toda natureza? O mais importante é que ele viva, da melhor maneira possível, todos os momentos de conflito, aproveite as oportunidades, e cresça moral e intelectualmente.

Pois nesse momento em que estamos vivendo uma pandemia de coronavírus, é fundamental aproveitarmos para refletir sobre as nossas próprias vidas. Hoje temos mais condições de ficar em casa com a nossa esposa, com nossos filhos. Como estamos aproveitando esse tempo? Convivendo em paz dentro de casa? Aproveitando o tempo livre para estudar mais, para orar mais, para ter uma convivência amistosa com os filhos? Estamos aproveitando nossos recursos para ajudar outras pessoas que estão vivendo grandes dificuldades nesse momento? Estamos aproveitando essa oportunidade para sermos mais caridosos com os mais necessitados? Estamos aprendendo alguma coisa com essa situação difícil por que estamos passando? Temos feito orações por aqueles que estão sofrendo, que estão vivendo momentos difíceis com a doença e com suas consequências? Temos usado as orações para espalhar o bom ânimo, o consolo, a esperança?

Porque podemos pensar: Quantas possibilidades de ser útil a pandemia nos colocou à frente! Estamos aproveitando? Refletimos sobre nossos sentimentos, emoções, pensamentos para nos conhecer melhor? Nós temos a possibilidade de vivenciar as leis de Deus no contexto que estamos vivendo: as leis de Deus estão aí, as oportunidades também. O contexto que vivemos faz parte das nossas escolhas de provas e expiações, das decisões corriqueiras que tomamos, e das liberdades humanas que constroem a vida social.

Assim, o mais importante é que cada um viva o contexto que lhe diz respeito buscando a prática das leis de Deus, aproveitando ao máximo esse contexto para crescer, para praticar a caridade, para orar a Deus, para manter a confiança na vida futura, para interagir com seu anjo guardião, observando o que significa a vontade de Deus. O contexto de conflitos faz parte de nossas necessidades espirituais e intelectuais, sempre vão existir em mundos de provas e expiações; cabe ao homem viver esses contextos em paz, com resignação, com dignidade, da forma mais equilibrada possível, porque só assim ele vai aprender com as provas e com as expiações que ele mesmo escolheu.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks