A POLÊMICA sobre a obra “A GÊNESE – por Cosme Massi

Nesse vídeo Cosme Massi responde às questões sobre a POSSÍVEL adulteração da obra “A Gênese” de Allan Kardec.

– HÁ PROVAS de que a 5ª edição tenha sido mesmo adulterada?”

Na opinião de Cosme Massi, devidamente argumentada, NÃO HÁ PROVAS DE ADULTERAÇÃO da 5ª Edição da obra “A Gênese”. É claro que HÁ ALTERAÇÕES, o que já vem sendo tratado.

Cosme Massi apresenta todos os argumentos neste vídeo que produzimos, que podem ser conferidos na íntegra deste vídeo.


Pontos importantes da entrevista

1 – 00:01:30 – Comentários gerais sobre o trabalho de pesquisa da obra “El Legado de Allan Kardec” de Simoni Privato Goidanich; Edición de la Confederación Espírita Argentina (CEA);

2 – 00:04:52 – Há 01 ponto de concordância com a autora (que ponto é esse e quais as suas consequências);

3 – E há muitos pontos que discordo da autora do livro:
– 00:13:09 – Não foi provado que houve adulteração. No máximo se poderia concluir que é possível que houvesse tido adulteração

3.1 Rebater todos os argumentos que foram postos. Quais?
– 00:14:57 – ARGUMENTO 1: depoimento de Desliens
– 00:24:56 – ARGUMENTOS 2 E 3: depoimentos do sr. Rouge (impressor da obra)e do sr. Rousset (responsável pela matriz que gera a impressão)
00:29:45 – ARGUMENTO 4: sobre as mensagens mediúnicas assinadas por Demeure e Didier
00:38:06 – ARGUMENTO 5: sobre a comparação entre as 1ª e a 5ª edição, com ênfase nas supressões de vários textos que já estavam na Revista
00:48:36 – ARGUMENTO 6: o motivo que teria levado à adulteração 4
00:59:32 – Um ponto muito importante dessa discussão. Rebatidos todos os argumentos, Cosme Massi apresenta o seu argumento contra a tese da adulteração. O papel de Amèlie Boudet e sua relação com a publicação da 5ª edição da Gênese.

5 – 01:18:40 – Alerta sobre o cuidado que deve ser tomado quando a integridade moral das pessoas está sendo colocada em cheque.

6 – 01:20:14 – Comentários sobre o texto de Henri Sausse.

7 – 01:25:09 – Considerações finais, Cosme Massi sintetiza o que ele disse, o que quis dizer e o que não quis dizer.


Sobre Cosme Massi

Filósofo, Epistemólogo, Doutor e Mestre em Lógica pela UNICAMP. É graduado em Física pela UFRJ. Ganhador do Prêmio Moinho Santista na Área de Lógica Matemática. Foi Pró-Reitor e Diretor de diversas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Foi membro da Comissão Técnica de Avaliação e Consultor do INEP/MEC, SESu/MEC, CAPES, CNPq e FAPESP. É Consultor Acadêmico, criador de Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas para o Ensino Superior. Estudioso da Ética, Dilemas Morais e Direitos Naturais aplicados à prática humana. É Conferencista, Escritor e Palestrante espírita e fundador da KARDECPEDIA e projetos educacionais voltados para o Espiritismo. É Diretor do IDEAK – Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec.

FACEBOOK | INSTAGRAM


Sobre Marcio da Cruz

Engenheiro Civil pela UFPR, empresário, especializado em Análise Transacional pela UNAT Brasil e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Fundador e colaborador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF; palestrante espírita; membro do Programa de divulgação do Espiritismo na TV aberta A Vida em Foco; Atualmente preside a União Regional Espírita Metropolitana Norte – URE Norte da Federação Espírita do Paraná, em Curitiba. É Conselheiro do IDEAK – Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec.


Sobre a KARDECPEDIA

A ”KARDECPEDIA” é uma plataforma online, interativa, intuitiva e totalmente GRÁTIS para o usuário. Criada em 4 idiomas, contém todas as obras de Allan Kardec* para download, INCLUINDO TODAS AS OBRAS NO ORIGINAL FRANCÊS. Com ferramenta de comparação entre idiomas, possui também todas as obras de Kardec relacionadas entre si nas suas partes, capítulos e itens. Foi elaborada para facilitar o estudo do Espiritismo e para que o mundo conheça a grandiosidade.

(*) ALLAN KARDEC foi o fundador da Doutrina Espírita, ou Espiritismo, palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua primeira grande obra: “O Livro dos Espíritos”.

Acesse a KARDECPEDIA e cadastre-se. É GRÁTIS!
www.kardecpedia.com | FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM
Em caso de dúvidas nos envie email:
contato@kardecpedia.com


Quem leu este artigo também leu:

O desenvolvimento dos textos de Allan Kardec sobre o caráter da revelação espírita

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projetoIDEAK  |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks