A paz de Jesus

A paz de Jesus é a mesma de Kardec?

*Resposta de Cosme Massi na liveA Paz de Jesus a Kardec” — bate-papo no 24ª SEMESP (Semana Espírita de Ponta Negra) — Centro Espírita Irmãos do Caminho — CEIC, Natal, Rio Grande do Norte, ocorrida em 29 de outubro de 2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Não há nenhuma dúvida! Quando comparamos os ensinamentos trazidos por Jesus, em sua estada como homem na Terra, com as leis morais apresentadas por Allan Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e em “O Livro dos Espíritos”, vamos constatar uma coincidência admirável: a moral que o Espiritismo propõe na forma das leis morais é a mesma moral proposta por Jesus. E, para ambos, somente a obediência a essas leis permitirá a conquista da paz.

Essa coincidência tem uma explicação muito simples: Allan Kardec busca formular as leis morais como leis naturais, observando os estados de felicidade e de infelicidade dos Espíritos, relatados por eles mesmos. Kardec constata que a infelicidade era consequência de comportamentos hostis à harmonia da humanidade, contrários ao amor, que conflitavam com as leis naturais. A partir daí Kardec propõe as leis morais, que são leis apoiadas em fatos, em leis da natureza, e não o resultado de reflexões individuais. Entretanto, leis da natureza são leis de Deus! Então Allan Kardec explica essas leis de Deus.

Jesus é um Espírito puro, ou perfeito. O que é um Espírito puro ou perfeito na visão espírita? É aquele que prega e que vive a lei de Deus, sem qualquer dependência ou ligação com a matéria. 

Então temos um Espírito puro que apresenta e vive a lei de Deus, e Allan Kardec, que propõe a moral a partir dessa mesma lei. Tanto Kardec como Jesus chegaram ao mesmo ponto, a necessidade de viver segundo as leis de Deus; então, a moral que foi apresentada por um Espírito puro, Jesus, e pelos Espíritos que trouxeram a doutrina espírita é a mesma.

Como a paz para ambos é um sentimento que decorre da consciência tranquila por praticar alegremente a lei de Deus, e como ambos adotam as mesmas leis de Deus, é claro que a paz proposta por Jesus teria que ser a mesma paz que o Espiritismo propõe.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks