a logica da felicidade

Bate-papo sobre “A Lógica da Felicidade”

Live ocorrida em 08/06/2020 – Bate-papo de Cosme Massi com Allê de Paula transmitindo pelo Facebook para o Resenha Espírita #23.

Neste bate-papo, Cosme Massi e Allê de Paula conversam sobre a lógica da felicidade, sobre o que é a felicidade e como encontrar a verdadeira felicidade, baseados nas obras e pensamento de Allan Kardec. A live também decorreu sobre as Leis naturais, as Leis morais, as diferenças entre fazer o bem e ser virtuoso e sobre o papel da ação moral na construção da verdadeira felicidade, além de abordar outras leis morais propostas em ”O Livro dos Espíritos”.

Clique aqui para assistir o bate-papo diretamente no Youtube.


Um dos primeiros itens debatidos durante a live foi sobre item 920 e 921 de O.L.E, em que Kardec perguntou aos Espíritos:

920. Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra?

“Não, pois a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra.”

921. Concebe-se que o homem será feliz na Terra, quando a Humanidade estiver transformada. Mas, enquanto isso não se verifica, poderá conseguir uma felicidade relativa?

“O homem é quase sempre o obreiro da sua própria infelicidade. Pela prática da lei de Deus, a muitos males pode forrar-se, proporcionando a si mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira.”

Kardec comenta a resposta dos Espíritos:

Aquele que se acha bem compenetrado de seu destino futuro não vê na vida corporal mais do que uma estação temporária, uma como parada momentânea numa hospedaria de má qualidade. Facilmente se consola de alguns aborrecimentos passageiros de uma viagem que o levará a tanto melhor posição, quanto melhor tenha cuidado dos preparativos para empreendê-la.

Já nesta vida somos punidos pelas infrações, que cometemos, das leis que regem a existência corpórea, sofrendo os males consequentes dessas mesmas infrações e dos nossos próprios excessos. Se, gradativamente, remontarmos à origem do que chamamos as nossas desgraças terrenas, veremos que, na maioria dos casos, elas são a consequência de um primeiro afastamento nosso do caminho reto. Desviando-nos deste, enveredamos por outro, mau, e, de consequência em consequência, caímos na desgraça.


Durante o bate-papo, Cosme Massi fala também sobre o seu último livro, chamado “As Leis Naturais e a verdadeira FELICIDADE”. Um livro que tem por objetivo principal mostrar as relações entre as leis naturais e o conceito de verdadeira felicidade que será proposto a partir da obra fundamental do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.

Uma obra que adentra na filosofia espírita profundamente e surpreende quando defende que as Leis morais descritas em O Livro dos Espíritos são DEVERES, como a Lei de adoração e a própria caridade.

Se você se interessou pela obra, adquira o seu livro em formato impresso (livro físico) ou em formato digital (e-Book).

VERDADEIRA FELICIDADE

As Leis Naturais e a Verdadeira Felicidade de Cosme Massi:


Referências deste bate-papo:

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks