A lei divina ‘é’ ou ‘está’ escrita na nossa consciência?

Resposta de Cosme Massi* na live “Leis naturais e a verdadeira felicidade“, promovida pela Associação Espírita Paulo e Estevão, em 09/11/2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


A resposta a essa pergunta depende de como se a olha, e depende de a quem se aplica a expressão lei divina. Kardec e os Espíritos afirmam, em diferentes obras, que os Espíritos foram criados simples e ignorantes, isto é, sem saber, sem ter o conhecimento do bem e do mal. Em outras palavras, o Espírito não nasce com a lei divina em seu interior, ele nasce sem o conhecimento da lei.

Então, quando se fala do Espírito na sua origem, quando foi criado por Deus, se ele não sabia a lei de Deus, ele teve que aprendê-la, conquistá-la ao longo do tempo, na medida em que foi desenvolvendo o livre arbítrio, a consciência de si mesmo etc. Ele precisou passar por todo um processo de aprendizado.

Como sabemos disso? Porque Kardec escreveu que o Espírito nasceu simples e ignorante, isso é, nasceu sem saber. Simples: se ele não sabia o que é a lei de Deus, ele precisou aprender. Então, logo após a sua criação, teremos que dizer que a lei de Deus é escrita na consciência.

Mas se essa pergunta se referir ao homem, não em sua criação, mas ao atual, teremos que pensar diferente. Afinal, já temos a consciência formada há muito tempo! Nós que encarnamos aqui, neste planeta Terra, já somos muito velhos, já estamos há milhões de anos de nossa origem. Sim, já vivemos milhões de anos até chegarmos nesse ponto em que estamos, nesse mundo de provas e expiações.

Então nós já aprendemos as leis morais faz muito tempo, e é claro que podemos dizer que elas estão escritas na nossa consciência. É fácil perceber: sabemos quando estamos sendo orgulhosos (às vezes com dificuldade para perceber, mas percebemos), ou quando somos ciumentos, ou quando estamos com raiva. A qualquer coisa errada que fazemos, nós sabemos o que estamos fazendo, tanto que temos vergonha e queremos fazer escondidos. 

Temos uma consciência que registrou a lei divina ao longo de milhões de anos de vivência, como Espírito livre e como encarnado na Terra. Então, quando nos referimos a nós, homens, é claro que se pode dizer que a lei de Deus está escrita na consciência, enquanto que, se nos referirmos ao Espírito na sua origem, diremos que ela é escrita ao longo do tempo, à medida em que o Espírito aprende.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks